domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem realizada no encontro presencial do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino


Situação de aprendizagem

 
“O avestruz” – Mário Prata

O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus 10 anos, um avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu os avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.

Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruz. E se entregavam em domicílio.

E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. O avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar o avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa um avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase 3 metros - 2,70 para ser mais exato.

Mas eu estava falando da sua criação por Deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí, assustando as demais aves normais.

Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé. Sacanagem, Senhor!

Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que, logo depois, Adão, dando os nomes a tudo o que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.

Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que os avestruzes vivem até os 70 anos e se reproduzem plenamente até os 40, entrando depois na menopausa. Não têm, portanto, TPM. Uma fêmea de avestruz com TPM é perigosíssima!

Podem gerar de dez a 30 crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.

Ele insiste, quer que eu leve um avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.

Foi quando descobri que eles comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. Máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.

Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu.

Pedi para a minha amiga levar o garoto a um psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz.
http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI45408-9531,00-AVESTRUZ.html

Público-alvo: funcionários de um zoológico

Tempo previsto:  4 aulas

 
Sensibilização:

Pedir que os funcionários formem uma roda de conversa. Questioná-los sobre o que eles sabem do animal;  se já tiveram contato com esse tipo de ave. Se acham que é um animal de difícil adaptação ou se com esse tipo de ave tem que haver um cuidado especial.

Perguntar se eles sabem alguma particularidade  do animal. Por exemplo: Se é verdade que o avestruz enfia a cabeça no chão.

 

Vídeo motivacional:


 

Leitura do texto:

 -  leitura silenciosa para conhecer o texto;

 - leitura feita pela professora para auxiliar a compreensão do texto.

Tirar dúvidas.

 

Depois da leitura:

Perguntar se eles gostaram do texto; que visão do avestruz, o autor quis passar.

Associar ao  aspecto da diversidade e do respeito para com as pessoas, visto que no texto, o animal é descrito como um erro da natureza.

 

Música: Avestruz ( Dé Di Paula e Zé Henrique )

 
Tava cansado de viver lá na roça

De andar só de carroça, resolvi então mudar

Vendi meu sítio, vendi vaca e galinha

E peguei tudo que eu tinha na cidade fui morar

O meu dinheiro tava num banco guardado

Veio um cara engomado disse vou te dar uma luz

Mais que depressa peguei o meu capital

Fiz um negocio legal comprei tudo em avestruz

O paladar desse bicho é aguçado

Ta no seu papo guardado o dinheiro que eu pus

 

Avestruz hoje eu to enrolado

Avestruz que bichinho esfomeado

Avestruz come terra e come gado

Avestruz realmente to quebrado

 

Pra me ajudar a tocar este negocio

Arrumei foi muito sócio veja só no que foi dar

Cabeleireira empenhou sua tesoura

Diarista a vassoura hoje vive a reclamar

Tinha um amigo que dizia ser esperto

Teve prejuízo certo hoje ta desesperado

Foi a motoca, foi a égua e a poupança

Realmente foi lambança, só deu cheque carimbado

Até o vovô que guardava um dinheirinho

Comprou quatro filhotinhos lá se foi seu ordenado

 

Avestruz hoje eu to enrolado

Avestruz que bichinho esfomeado

Avestruz come terra e come gado

Avestruz realmente to quebrado

 

Neste negócio de comprar este bichinho

Fiquei falando sozinho e agora o que fazer

Comeu o carro, foi também a camioneta

Só não foi a bicicleta pois não consegui vender

Era feliz e vivia controlado

Com a família do lado não devia pra ninguém

Na quebradeira que esse bicho me deixou

Minha mulher me abandonou e meus amigos tamém

To apertado igual um pinto no ovo

Este bicho é um estorvo, nem me fale nesse trem

 

Avestruz hoje eu to enrolado

Avestruz que bichinho esfomeado

Avestruz come terra e come gado

Avestruz realmente to quebrado

 

Avestruz, comeu até minha aposentadoria!!!
 
http://letras.mus.br/de-di-paula-ze-henrique/449646/
 

Solicitar que eles façam levantamento de como o avestruz é retratado na música.

Pedir que eles deem sugestões de como o avestruz  poderia ser retratado, ressaltando as características positivas do animal.

 

Estratégias:

Aula interativa com a participação dialógica dos funcionários. Roda de leitura e de conversas.

Levantamento de conhecimento prévio. 

 

Recursos:

Data show, música (áudio), texto.

 

Avaliação:
autoavaliação

 
Equipe:
Valéria Leite Rosa
Vera Lúcia Cerqueira Santos
Solange Aparecida Silva
Vilma Rosa
Telma Aparecida Sebrian
Noemi Medeiros Bernardes

 

 Diretoria de Ensino Região Itu

 

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